Somos fabricantes de peças, componentes e proteções em acrílico, policarbonato e petg, produzindo a sua proteção ou enclausuramento de máquinas, tornos, centros de usinagem, serras, furadeiras e muito mais, mediante projeto. Nossa estrutura conta com o que existe de mais moderno no mercado, oferecendo em nossos processos: Corte a Laser, Colagem Industrial, Centros de Usinagem, e diversos outros equipamentos que garantem a qualidade e os mais exigentes níveis de segurança como a Normativa NR12.
Dentro de uma fábrica, linhas de produção, ferramentarias, equipamentos como centros de usinagem ou qualquer outro processo em escala, são necessários alguns sistemas de seguranças que minimizem ou anulem as ameaças à integridade física dos operadores e danos aos maquinários.
A Idealle se especializou em oferecer soluções em proteções de máquinas que atendem às principais exigências técnicas, como também a sua necessidade de prazo e economia.
Fale com nosso time sobre seu projeto
Materiais ideais para as Proteções de Máquinas
Trabalhamos com uma grande variedade de produtos não metálicos, tendo como destaque o Policarbonato e PETG, que são materiais indicados para proteções e enclausuramento. Tempos também vários outros materiais não metálicos que você pode utilizar (para saber mais é só consultar nosso time de vendas). Aqui, vamos detalhar os 2 principais:
POLICARBONATO
Como principal matéria-prima para proteções de máquinas e equipamentos, utilizamos o Policarbonato que é muito semelhante ao acrílico e ao vidro temperado, porém com uma combinação de propriedades que o tornam muito mais resistente. Ele possui resistência 30 a 40 vezes superior que o acrílico além de ser mais leve e não propagar chamas.
Suas principais características são:
• Utilizado pela sua grande resistência em blindagem
• Resistente ao impacto (250 vezes mais resistente que o vidro)
• Resistência a temperaturas contínuas (de -15ºC até 120ºC)
• Curvatura a frio (raio de curvatura mínima de 100 vezes a espessura da chapa)
• 50% mais leve que o vidro
• Não propaga chamas
Portanto indo de encontro com a Normativa NR 12 de segurança no trabalho, o Policarbonato sem dúvidas é o material mais indicado, podendo ser encontrado amplamente nas seguintes aplicações:
• Proteção de Máquinas
• Proteção de cabines
• Viseiras
• Fachadas e Luminosos
• Escudos de proteção
• Painéis de instrumentos
• Lanternas e faróis
PETG
PETG é aquele material que pode, literalmente, ser usado em qualquer tipo de projeto, o PETG possui versatilidade e consegue passar por diferentes processos sem que apresente qualquer deformação, rachadura ou esbranquiçamento. Além disso, ele pode tranquilamente ser cortado, perfurado, usinado, termoformado e dobrado a frio.
Resistência das chapas de PETG
Em contraste as chapas de acrílico da mesma espessura, as chapas de PETG conseguem suportar entre 15 e 20 vezes mais. Esta característica impede, por exemplo, que elas apresentem rachaduras após serem furadas.
Além desta capacidade maior de suportar impactos, o material se destaca por sua resistência a produtos químicos e solventes.
Limpeza e conservação
Outro ponto positivo do material, é a facilidade para a manutenção das peças criadas, pois a limpeza é simples e de facil remoção de riscos que podem aparecer, principalmente em peças que ficam expostas.
Ótima transparência
Por ser um material transparente e ter uma ótima capacidade de reflexão da luz solar, o PETG é bastante usado em displays e visores. Aliado a sua resistência a impactos, essas características fazem com que ele seja um ótimo substituto para o vidro em diversas estruturas, tanto internas quanto externas.
Econômico e sustentável
O PETG possui características parecidas com o policarbonato, o que possibilita baratear o valor final de produção das peças. Consequentemente, o meio ambiente também agradece quando é escolhido o PETG, pois por ser da mesma “família” do PET de garrafas e embalagens, ele pode ser reciclado, ajudando a preservar a natureza.
A Idealle Soluções tem um processo de produção que atende as normas brasileiras como ABNT NBR 13930, NR 12 e também ao PPRPS.
Se você está começando a desenvolver um projeto e identificando quais exigências e cuidados são necessários na hora da produção, a NR12 é a principal norma regulamentadora para as proteções de máquinas e estamos totalmente capacitados a atender aos requisitos.
Saiba um pouco mais sobre a NR12:
Segundo site do INBEP (Instituto Brasileiro de Educação Profissional), esta norma é regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
E ainda no que diz respeito à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas. Conforme diz a norma, é importante lembrar que as máquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase de utilização.
CONFIRA ALGUMAS SOLUÇÕES JÁ DESENVOLVIDAS:
É prático, rápido e seguro. Você pode iniciar seu primeiro contato pelo Whatsapp com nosso time de vendas. É só clicar no botão e você já será direcionado para uma nova conversa. Ou se prefirir, é só chamar no número (19) 99150 9931